sábado, 15 de agosto de 2020

O mal não nasce, se cria


Os problemas entre os seres humanos, diferente do que nos contam no mito da torre de Babel, não são apenas linguísticos, são de fé. Aqueles que acreditam que só a sua língua, sua cultura, sua religião são a verdadeira, e as demais estão erradas. Aqueles que não conseguem apenas se encontrar com a cultura, língua e religião do outro e perceber diferenças, e não inferioridade. Se há um deus que diz que é a verdade, esse deus provavelmente guiará seus fiéis a destruir os outros que não acreditam na 'verdade' única, indiscutível e indubitável. Não há outra verdade se não a dele, e o contrário da verdade é mentira. Chamar todo resto do mundo de mentira, deslegitimando toda a diversidade cultural, é, no mínimo, caótico. Do homem bomba ao pastor que diz 'respeito todas as religiões, mas meu deus é maior', a linha que separa o poder da bomba do poder do discurso é igualmente devastadora para a humanidade. Só a cultura expulsa a arrogância das pessoas.


 Toda a vida de uma sociedade múltipla e diversa, como a brasileira atualmente, depende das decisões dos que falam de política – algo que é comum e influencia na vida de todos – em nome de uma fé que não é comum a todos. Fazem da bíblia constituição, limitam os humanos que tem direito aos direitos humanos em nome de deus, justificam o fascismo vigente dentro do congresso em nome da vontade de deus. Para manter o Brasil, em 2016, um país conservador, capitalista e cristão, seguindo a moral e os bons costumes da família tradicional brasileira, que cala e oprime mulheres, LGBT’s, a classe trabalhadora e práticas religiosas não cristãs, os deputados evangélicos se unem numa bancada para liderar o país, não pelas pautas sociais, mas para que ‘deus seja louvado’. Pouco importa de qual panteão esse deus que vem louvado no dinheiro seja, deus precisa ser cassado.


 Trecho do livro 'Não Se Nasce Malévola, Torna-se: A Representação da Mulher nos Contos de Fadas', saiba mais clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário