quinta-feira, 30 de julho de 2020

Telegrama para o Mar

A porta estava aberta. Talvez me preocupasse em outros tempos, quando o inverno estivesse a espreita para entrar. Telegrafaram-me uma onda, enquanto preparava-me para viajar. Avisaram para levar apenas o essencial: Ondas, conchas, liberdade em garrafinhas de vidro fosco. Corri para avisar o oceano, meu irmão cansado, dormiu e sonhou a maresia. 

Não quis telegrafar, as gaivotas cantavam maxixe, o sol acabara de nascer, o coral já vai fechar. Conexão completa, a concha gritou: Sente-se logo em seu lugar. Avise as gaivotas que Úrsula está longe, o dia é claro, mas mantenha a vela acesa que depois a deusa apaga, só feche a porta e acorde seu irmão. Deixem o mar entrar em casa que ele cuida dela pra você. 

Veja bem a concha que vai levar - avisaram as gaivotas - elas levam suas lembranças, bem pertinho podes ouvir uma delas te contar: Lembra quando fostes embora? Quando voltastes para o mar? Lembra de ter construído os seus sonhos com as gotas do oceano? E aí tu vais lembrar dos seus sonhos oceânicos, infinitos. Gaivota, gaivota, não me venha carinar . Carinar ? - gritou a gaivota - pelos deuses, o que é isso? Disse a concha em seu ouvido, e ele sorrindo para o mar: Carinar - explicou - é sonhar tanto, que faz de conta faz acontecer. 

Conexão encerrada. E sentou-se na poltrona roxa, e o mar enviou um cavalo marinho para levar as minhas malas, cheias de conchas de lembranças, e fomos nós, fomos longe, fomos longe dentro do mar, cortejar Iemanjá.

https://sweek.com/s/BgEBDA5sCAUFBwgJAwEFB2YCCA==/Calu%C3%A3_Eloi/Telegrama-para-o-Mar

Texto originalmente publicado na plataforma Sweek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário